sábado, 27 de setembro de 2008

Blogar, Mídia Social e a Comunicação no Futuro

Por Carol Frederico

Blog sem atualização, sem comentários (ou até mesmo sem post!) é mais triste do que quintal sem terra, mais sem sentido do que casamento sem amor, mais incompleto do que Friends sem um dos seus seis personagens. É como vida sem voz, sem olhar, sem sentimentos. Quando você cria um blog, você começa a dar vida a uma série de idéias. E quando você deixa essas idéias morrerem (ou serem utilizadas por outros sem a sua participação), você morre um pouco também. Por outro lado, para que sua idéia não seja a sua destruição, é melhor dividi-la, sem ambição.

Na convenção de blogs BlogWorld Expo & New Media 2008, eu aprendi muito sobre Mídia Social, sociedade de informação, network. E é isso o que vai nos tirar, jornalistas sonhadores, do buraco! O colapso dos grandes vozes, a amplificação do som das pequenas. Tudo vai ficar bem no fim das contas (afinal Deus é perfeito), mas se preparem: aí vem a revolução.

É por isso que blogar é sobre ter voz, ter opinião, poder falar livremente sobre aquilo que você gosta mais ou sabe melhor. Blogar é criar, desenvolver, melhorar, criticar, medir, desenhar, enfim, personalizar o seu próprio meio de comunicação. Blogar é se inventar como uma marca e "permanecer relevante, comunicar, participar, ter uma voz e usá-la", como bem disse Dave Taylor, em sua palestra de abertura.

Conheço um monte de gente cujo sonho é trabalhar em um grande veículo de comunicação. Conheço também muita gente que trabalha. A maioria não está feliz, ou porque não está usando a sua verdadeira voz, não está dizendo o que pensa, vendendo o que acredita, desenvolvendo o seu melhor talento para ganhar outros, como na Parábola dos Talentos, do Evangelho de Mateus.

Mais uma vez eu convido meus amigos jornalistas a blogarem comigo. Isso pode melhorar o seu marketing pessoal e ajudé-lo a construir uma reputação online. A sociedade e a comunicação no futuro vão requer que cada um tenha a sua própria opinião. E se você sempre sonhou trabalhar num grande veículo de comunicação, se trabalha em um deles, ou se não dá a mínima pra essa porra toda, e também se você quer criar o seu próprio veículo de comunicação: blogue e exponha a sua visão.

Afinal de contas, pra quem você acha que vão perguntar sobre você, se você for fazer uma entrevista de emprego, fechar um negócio, ou depois de ler um post seu em algum blog? Para a sua mãe???? Ou para o Google?

2 comentários:

Débora Rubin disse...

Carol,

até a minha mãe me procura no Google!! Isso porque ela é incapaz de lembrar o endereço do meu blog, hahaha.

Mas olha só, se tem uma coisa que eu aprendi com essa coisa de ser blogueira, é que "zero comentários" não significa absolutamente que ninguém te leu. Mas vc, blogueira master, sabe disso melhor que eu!

Em tempo: eu tb não lembro de muita gente da turma! desse vídeo aí abaixo, puxa, sei poucos nomes. Mas, de qq forma, é muito bacana rever todo esse passado dez anos depois!

bjsss

Alexandre Inacio disse...

É Carol,
vida de blogueiro não é fácil mesmo. Já tive algumas iniciativas em blogs que me frustraram um pouco, mas ainda acredito que muita coisa vai mudar.
Vai ser interessante ver como será a briga de jornalistas com jornais pela disputa pela notícia. O jornalista tem a notícia, mas é o jornal que paga o salário dele. Vai ser legal ver e, principalmente, participar disso tudo.

beijos